sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PAULO SOUTO DEVE ANUNCIAR INTERNAMENTE SE SERÁ CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO NESTA SEXTA

O ex-governador Paulo Souto (DEM) deve anunciar internamente ao seu partido nesta sexta-feira se será ou não candidato à sucessão estadual. Até aqui, todas as exigências feitas por ele à cúpula local e nacional da legenda para que pudesse decidir-se favoravelmente pela disputa foram atendidas, comenta-se no partido.


O prefeito ACM Neto (DEM) se empenhou pessoalmente no sentido de convencer Souto de que ele é o melhor nome para concorrer com o candidato do governador Jaques Wagner (PT) às eleições, depois dele próprio, que não será candidato sob hipótese nenhuma.

Sob a orientação de ACM Neto, a cúpula nacional do DEM investiu horas de conversas na tentativa de convencer Souto de que se for candidato não estará sozinho nem ficará desamparado, principalmente financeiramente, uma das grandes preocupações de candidatos majoritários.

Também o PSDB, desde o princípio, colocou-se, disciplinadamente, como vetor para o anúncio da candidatura Souto, preocupando-se apenas em reservar para o seu pré-candidato, João Gualberto, o lugar de vice em sua chapa.

Agora, a batata quente, se é que pode ser vista assim a disputa com um candidato turbinado pela máquina do governo, desconhecido, está com Souto e mais ninguém. Cabe exclusivamente a ele decidir se vai ou não enfrentar as urnas. A responsabilidade é grande porque Souto sabe que, caso desista, estará automaticamente passando o bastão à outra com pontuação inferior à sua nas pesquisas, podendo ser responsabilizado por uma eventual derrota das forças oposicionistas.

Segundo a oposição o Democrata lidera pesquisa encomendada, mas a base do governo também tem pesquisas que já apontam o candidato Rui Costa 3 pontos à frente de Paulo Souto.

Estas pesquisas são uma onda de informações que sempre agrada o contratante.

Na pesquisa que o DEM tem em mãos Paulo Souto lidera com 42% das intenções de voto ao governo, Geddel apareceria com 28%, Lídice da Mata (PSB) com 16% e Rui Costa, do PT, com 8%.

Já na pesquisa que os partidos da base junto com o PT tem em mãos, Rui Costa, do PT, lidera com 37%, Paulo Souto aparece com 34%,  Lídice da Mata (PSB) com 15%, Geddel aparece com 7% e não souberam responder 7%.

A verdade é que só as urnas irá, de fato, eleger o próximo governador da Bahia.