quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

LAURO DE FREITAS TERÁ VACINAÇÃO CONTRA O HPV PARA ADOLESCENTES A PARTIR DE MARÇO



A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), começa a disponibilizar para adolescentes de 11 a 13 anos, a partir do dia 10 de março nas unidades escolares da rede pública e privada de ensino, a vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano), usada na prevenção do câncer de colo do útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres. A Sesa destaca que a medida será estendida até 10 de abril.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação, a carteira de identidade e autorização dos pais ou responsável para tomar a primeira dose da vacina. Caso tenha perdido a caderneta com o registro das vacinas, será fornecida uma nova. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 são contempladas as meninas com 9 anos de idade.
O Ministério da Saúde preparou uma campanha informativa para orientar a população sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo de útero. Com tema "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção", as peças convocam as meninas para se vacinar. Na campanha, as mulheres também são alertadas de que a prevenção do câncer de colo do útero deve ser permanente. As informações estão sendo veiculadas nos diversos veículos de comunicação.  
O HPV - É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente.
A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. Para maiores esclarecimentos basta ligar para 3369-9945, gerência de imunização de Lauro de Freitas.