segunda-feira, 31 de março de 2014

30/03/2014 23h27 Após choque, rival põe mão na boca de atleta desacordado para 'salvá-lo'

O Dnipro venceu o Dinamo de Kiev por 2 a 0 em partida pelo Campeonato Ucraniano neste domingo, mas o lance que mais chamou a atenção na partida foi a queda do lateral do Dinamo Gusev, que ficou desacordado por alguns minutos após choque com o goleiro Boyko, do time rival.
Em desespero, o meia do Dnipro Jaba Kankava tentou ajudar o adversário abrindo a boca para que o atleta pudesse respirar, utilizando o procedimento errado na situação. Logo depois, Gusev, que estava inconsciente, acordou e começou a tossir. Em seguida, foi levado para o hospital. 
jogador salva vida de adversário em campo - Dinamo x Jaba Kankava, Gusev e Dnipro (Foto: Divulgação/Site Oficial do Dinamo de Kiev)Kankava abre a boca de Gusev para ajudar o rival (Foto: Divulgação/Site Oficial do Dinamo de Kiev)


De acordo com os médicos do Dinamo, Gusev sofreu diversas lesões no rosto, mas retornou a Kiev com o elenco e ficará internado no hospital para ser acompanhado de perto. 
- Gusev tem uma lesão craniocerebral e outra na mandíbula, uma concussão média, um corte no rosto e também quebrou três dentes - disse Leonid Myronov, médico do Dinamo. 
Durante o jogo, os brasileiros do Dnipro brilharam. O atacante Matheus Nascimento marcou os dois gols do time, um deles em passe do meia Giuliano. A equipe de Dnipropetrovsk está na segunda colocação do Campeonato Ucraniano, com 41 pontos, três a menos que o líder Shakhtar, mas tem um jogo a mais para fazer. 
ERRATA: Às 18h20m, publicamos erradamente a informação de que o jogador Kankava salvou a vida de Gusev quando abriu a boca do adversário para que ele não enrolasse a língua e assim pudesse respirar. O GloboEsporte.com entrou em contato com o médico Eric Golosov Cure, que explicou a maneira correta de fazer o procedimento. Republicamos a matéria com a errata às 23h27m.
- O jogador teve um trauma na cabeça e perdeu o nível de consciência. O correto a fazer nessa hora é colocar a pessoa deitada de lado, esticar o braço que estiver para cima, flexionar o joelho e chamar o atendimento médico. Essa história de que a pessoa vai dobrar a língua e não vai respirar é lenda, há uma reprodução equivocada disso. Ele estava desacordado, não estava respirando. Está errado - explicou Eric. 
jogador salva vida de adversário em campo - Dinamo x Jaba Kankava, Gusev (Foto: Divulgação/Site Oficial do Dinamo de Kiev)Gusev se choca com o goleiro Boiko (Foto: Divulgação/Site Oficial do Dinamo de Kiev)

jogador salva vida de adversário em campo - Dinamo x Jaba Kankava, Gusev (Foto: Divulgação/Site Oficial do Dinamo de Kiev)Capitão do Dinamo é atendido pelos médicos do clube (Foto: Divulgação/Site Oficial do Dinamo de Kiev)

jogador salva vida de adversário em campo - Dinamo x Jaba Kankava, Gusev (Foto: Divulgação/Site Oficial do Dinamo de Kiev)Bastante machucado, Gusev sai imobilizado do gramado (Foto: Divulgação/Site Oficial do Dinamo de Kiev)