segunda-feira, 17 de março de 2014

Barreiras realiza Audiência Pública para implantação do Novo Complexo Viário

Audiência Pública para debater a implantação do Novo Complexo Viário - Foto: Rosa Tunes
Audiência Pública para debater a implantação do Novo Complexo Viário – Foto: Rosa Tunes
Nesta segunda-feira, 10/03, às 19:30h, foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Barreiras para debater a implantação do Novo Complexo Viário, obra do Ministério de Transportes, estimada em aproximadamente 380 milhões de reais, que irá diminuir consideravelmente o tráfego pesado nas rodovias, encurtar as distâncias entre Brasília e Fortaleza e  terá um impacto bastante significativo nas interferências que serão feitas no contorno do município de Barreiras.
Foram convidados para compor a mesa o prefeito Antonio Henrique de Souza Moreira, o presidente da câmara de vereadores Carlos Tito Cordeiro, o Deputado Federal João Leão, o prefeito de Riachão das Neves Hamilton Santana, representando a União dos Municípios do Oeste, José Mariano , o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), JDS Engenharia e Consultoria Ltda, a empresa vencedora da licitação para elaboração e responsável pelo projeto Drª Amanda Machado, o secretário da Indústria Naval e Portuária do Governo do Estado da Bahia Drº Carlos Costa, representando o Governador Jaques Wagner. Participaram da solenidade secretários municipais, lideranças empresários e diversos segmentos da sociedade barreirense.
Está se iniciando uma nova batalha para captar recursos em conjunto com o Governo da Bahia e o Governo Federal, representado pelo Deputado Federal João Leão. Esta será a obra mais importante do século da região Oeste da Bahia.
Prefeito de Barreiras Antonio Henrique  -  Foto: Rosa Tunes
Prefeito de Barreiras Antonio Henrique – Foto: Rosa Tunes
“Esse projeto foi uma idealização do Deputado João Leão com a intenção de tirar esse tráfego pesado do centro da cidade. São em média 3.200 carretas por dia que trafegam em nossas ruas centrais. São 3 BR’s que cortam o nosso município e nós não suportamos mais esse tráfego pesado. Temos, de uma vez por todas, que fazer um trabalho sério. Tivemos uma audiência com o General do DNIT que nos autorizou a fazer uma licitação para contratação de uma empresa que viesse fazer um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para elaborar um projeto sério para aliviar esse trânsito pesado da nossa cidade. Quero agradecer a presença do nosso Deputado Federal João Leão, que tem muita preocupação em melhorar a cada dia as condições de infraestrutura dos municípios, não só do Oeste Baiano, mas de toda a Bahia e eu o conheço bem pelos seus trabalhos e projetos, que são inúmeros em todo o estado.” Afirma o prefeito Antonio Henrique.
"Esse é o meu novo desafio, a minha vida é pautada por desafios." Deputado Federal João Leão  -  Foto: Rosa Tunes
“Esse é o meu novo desafio, a minha vida é pautada por desafios.” Deputado Federal João Leão – Foto: Rosa Tunes
“Eu considero este dia um marco na cidade de Barreiras. A juventude, aqueles que estão nascendo agora vão um dia nos agradecer por este momento em que estamos vivendo agora. Realmente esta obra vai mudar totalmente as condições de trafegabilidade da cidade de Barreiras. A finalidade desse projeto será explicado em detalhes pela Drª Amanda e logo após iremos discutir e debater.
Quando eu cheguei aqui em Barreiras e disse que iria construir a Ferrovia leste-oeste, teve muita gente que disse que eu era maluco e que eu não iria conseguir fazer nunca, e nem fazer um porto lá em Ilhéus. E eu andava com o meu projetinho debaixo do braço conversando com Fernando Henrique, com Dilma, com Lula que quando viu o projeto se encantou e está aí vindo de lá para cá. Quando eu cheguei na terra de Riachão e o meu prefeito disse que iria faltar água lá, muitos não acreditaram, mas conseguimos colocar água no município 47 km distante do rio. Assim também aconteceu em Mansidão. Em Formosa duplicamos a BR 135 e fomos desacreditados da mesma forma e assim aconteceu em vários projetos ousados que idealizei. A implantação do Novo Complexo Viário é o meu novo desafio. A minha vida é pautada por desafios.” Disse o deputado João Leão.
Professor de engenharia Pedro Vieira  -  Foto: Rosa Tunes
Professor de engenharia Pedro Vieira – Foto: Rosa Tunes
A audiência teve a participação ativa da sociedade barreirense que contribuiu com ideias que vieram acrescentar, como por exemplo, o professor de engenharia Pedro Vieira, que parabenizou o fato de ter um anteprojeto, mas achou que o dinheiro é pouco, sugerindo que acrescente mais dinheiro para aumentar o escoamento nas 3 vias.
Por Rosa Tunes
Veja mais fotos abaixo: